segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os perigos da "imensidão azul"

Lista dos mais perigosos animais que vivem nas profundezas:

Peixe Leão

Apesar do belo peixe ser um popular animal de estimação, os espinhos presentes no dorso do animal contêm um veneno extremamente tóxico que provoca fortes dores de cabeça e vômitos. A espécie é nativa dos oceanos Índico e Pacífico.

Peixe Pedra

A aparência do Peixe Pedra é um ótimo disfarce para o animal, já que ele pode ser confundido com o solo dos oceanos. Isso faz dele ainda mais perigoso, já que nadadores e mergulhadores inexperientes podem pisar no animal sem perceber e infectar-se com o veneno presente em seus espinhos. Vítimas do veneno disseram que a dor é tão agonizante que preferiam ter o membro amputado do que suportar a dor por mais tempo. Esses peixes vivem nos oceanos Pacífico e Índico.

Vespa do Mar

A maioria dos salva-vidas da Austrália usam proteções nos braços e nas pernas para impedir que, ao entrarem no mar, encostem em uma água-viva mortal, popularmente conhecida como Vespa do Mar. Há quem diga que este é o animal mais venenoso da Terra. Além da morte, o veneno causa dores agonizantes e vômito.

Arraia

Os humanos sempre souberam que as arraias são animais perigosos. No entanto, foi somente após 2006, com a morte de Steve Irwin, o 'caçador de crocodilos', cujo coração foi perfurado pelo espinho envenenado de uma arraia, que uma maior atenção foi dedicada para o trato desses animais. Apesar desse fato, as arraias não são animais agressivos, elas só atacam se provocadas. O veneno causa intensa dor, suor excessivo e infecções.

Polvo de Anéis Azuis

O Polvo de Anéis Azuis pode parecer inofensivo. Mas não se engane com a inocente aparência do animal. O veneno dele intoxica o sistema neural e causa paralisia, podendo levar à morte. O animal não é muito grande, já que mede até 20 polegadas. Como não há antídoto para o veneno, é melhor evitá-lo.

Tubarão Branco

Com uma arcada dentária afiada e mandíbulas poderosas, o Tubarão Branco não precisa dar mais que uma mordida para arrancar uma perna ou braço. Apesar dos tubarões serem perigosos, eles não atacam os humanos do jeito que os filmes de ficção mostram. Na maioria dos casos, os tubarões confundiram os humanos com outros animais. Cerca de 75% dos acidentes envolvendo humanos e o Tubarão Branco não são fatais.

Tubarão Tigre

Apesar do Tubarão Branco ser mais notório que o Tubarão Tigre, é do último que você deve ter mais medo. Esse peixe gigante come qualquer coisa que suas mandíbulas alcancem. Relatos de pescadores afirmam ter encontrado pedaços de barcos e placas de carro no estômago desses animais.

Serpente do Mar

Apesar do veneno da Serpente do Mar poder causar muitos estragos em quem for picado, como efeitos permanentes no sistema nervoso, o animal não é agressivo. Ele pode ser encontrado nas águas dos oceanos Pacífico e Índico.

Coral de fogo

Apesar do nome, o Coral de Fogo é, na verdade, uma água-viva. Os tentáculos contêm espinhos venenosos que são potencialmente perigosos pelo fato de serem quase imperceptíveis dentro da água. Em contato com a pele, produzem dores insuportáveis que podem durar de dias até semanas. Muitos mergulhadores são envenenados por confundirem o animal com um coral.

Ouriço do Mar


Mesmo com uma aparência não muito agradável para os humanos, muitas são as vítimas dos venenosos espinhos do Ouriço do Mar. O veneno provoca dores intensas e infecções. Além disso, dependendo da profundidade com que o espinho tenha ferido a pessoa, há a necessidade de remoção cirúrgica. Mas, atenção: não são todas as espécies de ouriços do mar que são venenosas.
   

 Depois disso tudo, ainda tem coragem de mergulhar?


                     Fonte: http://losbrotheers.blogspot.com.br/2012/04/perigos-do-oceano.html#more

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More