segunda-feira, 18 de junho de 2012

Por que algumas pessoas tem intolerância a lactose?


“Tenho uma intolerância muito grande a lactose. Sofro com cólicas e diarreia se me alimento com derivados de leite. Como posso ter desenvolvido essa doença?” Vanessa Lopes – Betim/MG
Bem Vanessa, no nosso intestino delgado temos milhares de células que liberam uma enzima chamada “lactase”, responsável principalmente pela digestão da lactose presentes nos derivados de leite, como queijos, requeijão, iogurte, leite, etc. Quando é mal absorvida, ela é fermentada pela flora intestinal, o que resulta na produção de gases e ácidos orgânicos que provocam a tão temida diarreia osmótica, com grande perda dos líquidos orgânicos.
Algumas pessoas, infelizmente nascem sem a capacidade de produzir lactase e por causa disso, não podem digerir a lactose e consequentemente sofrem desarranjos intestinais na presença de qualquer derivado de leite. Bebês que nascem com essa incapacidade se quer podem ser amamentados.
De qualquer forma, mesmo não nascendo com essa deficiência, a intolerância a lactose pode aparecer em qualquer época da vida, seja de forma crônica ou temporária, principalmente diante de uma intoxicação alimentar que danificou a mucosa intestinal.
Pessoas com intolerância a lactose passam por maus bocados ao ingerir derivados de leite, com um grande aumento de ruídos abdominais, a barriga inchada e que eliminação excessiva de gases. Quando a dose de leite ou derivados é maior surge diarreia líquida, acompanhada de cólicas. A produção de ácidos orgânicos é tão grande (pH em torno de 6,0) que provoca ardência anal e assadura.
 
Pessoas com intolerância a lactose não podem ingerir nenhum derivado de leite!


Fonte: Diário de Biologia

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More